- Área: 330 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Leonardo Méndez, Oficina - = + x -
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área semi-rural a poucos quilômetros do Parque Ñu Guazú (área verde, cerca de 25 ha), na cidade de Luque, vizinha de Assunção, fazendo parte da Área Metropolitana conhecida como "Gran Asunción".
Essa residência é desenvolvida em um lote regular de 12m x 30m. Com uma abordagem clara em dois volumes, um inferior e um superior, que são conectados através da estrutura, com base em um sistema de ligação de concreto armado, dentro do qual 6 vigas mestras cruzam o terreno de fronteira a fronteira, organizando os diferentes espaços, tanto no térreo como no último pavimento.
No térreo, respeitando os afastamentos frontais, o volume está conectado ao limite direito, parede que contém todas as instalações, liberando a frente oeste para usos de expansão e áreas verdes que se desenvolvem em todo o lote para se juntar com o "pátio "posterior de aproximadamente 12 x 12m.
O volume superior repousa sobre o centro do terreno, compensando o volume mais baixo e formando a "galeria" característica da arquitetura paraguaia. A extensão do telhado, conhecido como beiral, oferece sombra e diminui a incidência de sol nas aberturas, liberando assim todas as frentes e abrindo espaços para o nordeste, de orientação mais favorável, para as 3 salas.
Estas são organizados de forma linear por meio de um corredor distribuidor. Por isto, para acessar os dormitórios você entra no terraço ou "terraços", pequenas extensões do espaço íntimo, entre as luzes das vigas com uma cobertura contínua de ripas de madeira: o "aviário".
A composição dos materiais, tijolo e concreto armado, e o envidraçamento dos espaços comuns permitem a visualização, sem cortes, das vigas de concreto ao longo de todo o seu comprimento (sistema estrutural descoberto), maximizando o efeito contínuo das variações de luz e sombra.